Pesquisas

    Infantil

    Imprensa
 


Exposição de textos e desenhos de alunos em 2005

 

Concertos Didáticos na Sé de Mariana

Arp Schnitger para Crianças

O projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos das escolas públicas da cidade para a música de concerto e colocá-los em contato com um dos importantes patrimônios históricos de Mariana. Eles fazem uma visita guiada ao Órgão da Sé, ouvem o instrumento e recebem explicações tanto a respeito da história do instrumento, como também do seu funcionamento técnico. De volta ás suas escolas, os alunos são incentivados a produzir textos e desenhos que retratem a sua experiência de contato com o Órgão Arp Schnitger. Alguns destes trabalhos são, posteriormente, expostos à visitação pública.

No encerramento de cada fase é entregue aos alunos o material didático: folhetos ou cartilhas com as informações básicas a respeito do instrumento.

O primeiro módulo aconteceu em 2002, diretamente após a conclusão da 2ª fase de restauração do Órgão da Sé, contemplando os alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da sede do município, contando com o patrocínio do Ministério da Cultura.

O segundo módulo, realizado entre outubro de 2004 e Abril de 2005 atingiu cerca de 5.000 crianças em 58 apresentações dedicadas aos alunos de 1ªa 4ª séries da cidade de Mariana e seus distritos, contando dessa vez não só com a confecção de cartilhas e folhetos explicativos como também com um vídeo/DVD a ser distribuído para todas as escolas da Arquidiocese de Mariana. Este módulo foi patrocinado pela Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura.

> Desenhos e comentários do módulo I - 2002

> Fotos, Desenhos e comentários do módulo II – 2004/2005

      .